terça-feira, 30 de setembro de 2014

Fábio Feldmann: Aécio tem as melhores propostas para o Brasil atingir o desenvolvimento sustentável

O coordenador da área de sustentabilidade do Programa de Governo de Aécio Neves, Fábio Feldmann afirmou que a elaboração das diretrizes para o setor levou em conta estratégias que pudessem permitir o crescimento da economia e o aumento da qualidade de vida da população. A grande inovação, segundo ele, é que a sustentabilidade deixará de ser um tema periférico para ocupar o centro das propostas de Aécio e permear todas as políticas de governo.
“É preciso que o poder público assuma a importância do tema e desenvolva estratégias claras, incluindo a sociedade civil e a comunidade científica. A primeira diretriz é que esta dimensão da sustentabilidade vai estar no coração de tudo o que o presidente Aécio vai fazer. Normalmente, estes temas ficam na periferia e estamos propondo que a sustentabilidade permeie todas as políticas setoriais e regionais do próximo governo”, disse.
O programa de governo para a área de sustentabilidade foi lançado, nesta segunda-feira (29/09), e traz 32 compromissos e 85 propostas e, segundo Feldmann, carregam a marca da contemporaneidade.
“Este é um programa que traz essa marca, que chamo de contemporaneidade. Estamos na verdade tentando mudar radicalmente essas questões, na medida em que achamos que elas são ativas e forte indutoras do desenvolvimento, que é um desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Assista ao vídeo com Fábio Feldmann: http://youtu.be/I16fV8vl89w

Mudanças climáticas
O ex-deputado e ambientalista disse que um dos pontos centrais das diretrizes do programa é o compromisso com uma economia de baixo carbono. Esta política propõe a redução da participação dos combustíveis fósseis e o aumento da presença de fontes renováveis na matriz de energia do Brasil, incluindo as energias eólica e solar. Segundo Fábio Feldmann, o aquecimento global é um desafio da humanidade e o Brasil tem que fazer a sua parte.
“Temos que assumir que a mudança do clima, o aquecimento global, é o grande desafio da humanidade. Isso significa que nós queremos uma economia de baixo carbono que vai se desdobrar em energia renovável, eólica, solar. Em termos de transporte, abrir espaço para bicicletas, transporte não motorizado, no campo do transporte público, que signifique menos automóveis. No campo da biodiversidade trabalhar com os parques, com as reservas de uma maneira diferente, fazendo com que a sociedade as incorpore e que elas virem ativos para o desenvolvimento de algumas regiões, de algumas cidades brasileiras”, disse.
Feldmann afirma que Aécio Neves exercerá a liderança para dialogar com todos os setores da sociedade e tornar o Brasil, efetivamente, exemplo de desenvolvimento sustentável.
“Tenho certeza de que o Aécio será aquele presidente que tem capacidade de dialogar com todos os setores e liderar a transição que temos que fazer para que o país seja realmente o exemplo de desenvolvimento sustentável e que isso se traduza na vida das pessoas”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário